terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nosso dia-a-dia mudado.

Até pouco tempo atrás, saíamos de casa para pagar contas, para conversar com os amigos, para mandar a correspondência, íamos até a biblioteca para pesquisarmos nos livros encontrados lá os mais diversos assuntos que estudávamos, líamos e depois escrevíamos nossas conclusões em um papel.
Hoje, podemos pagar contas sem sair de casa, podemos fazer compras em qualquer cidade do país ou até mesmo fora dele, sem precisar ir a determinada cidade para que a mesma seja efetuada, entramos em todas as bibliotecas do mundo, ficando sentados exatamente no mesmo lugar de onde fizemos nossas compras, isto graças ao advento do computador e junto com ele a internet, por onde falamos com todos os nossos amigos e lhes enviamos toda a espécie de arquivos.
E a escola? Qual seu papel nisto tudo. Como é que podemos lidar com esta nova realidade de informação e conceitos sobre como aprender e como ensinar neste mundo interligado pela "rede"?
Podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo sem ao menos sair de nosso quarto, assim é que nossas crianças vêem o mundo hoje.
Mas aí surge outro questionamento - Como fazer para que toda a sociedade possa ter acesso a neste novo meio de comunicação e de relacionamentos?
Com tudo isto, vemos cada vez mais uma divisão em nosso meio - os que tem esta tecnologia e os que não a tem.
Partindo destes princípios, podemos dizer que a escola é o mediador para que o acesso a estas tenologias seja para todos.

Bem, agora respondendo a pergunta feita ao nosso grupo de estudos: Posso afirmar que o computador não só pode contribuir para a transformação da escola com suas diversas ferramentas para os conteúdos das aulas a serem explorados, como com o seu surgimento a escola teve que mudar e adaptar-se a nova maneira de interagir com o mundo vivido por nós, tanto na forma de como relacionávamos até nos meios de como transformávamos o mesmo.

Quanto a aprendizagem e a prática pedagógica, vemos em nosso dia-a-dia, cada vez mais, um aumento nas informações que recebemos, graças ao surgimento desta ferramenta - "computador" e associado a ele a "internet", requerendo de nós educadores o remodelamento de como trabalhar a mediação da aprendizagem, pois não podemos simplesmente jogar informações em demasia para acontecer uma aprendizagem de melhor qualidade, nem ficar com estruturas arcaicas de modelos de aulas que já não chamam mais a atenção de nossos alunos e nem suprem as necessidades mínimas exigidas pelo meio.
Com esta idéia formada, o educador tem em suas mãos o que até pouco tempo não podia-se fazer em sua plenitude, pois com as ferramentas certas associadas ao computador, as aulas podem concretizar-se. Veja um exemplo: Antes, o professor falava sobre os movimentos do sistema solar e exemplificava com desenhos parados e ficava a cargo do aluno tirar suas conclusões como estes movimentos davam-se, hoje, com programas adequados, não só estes movimentos, como inúmeras outras experiências podem ser vivenciadas e concretizadas pelos alunos.

Um comentário:

Neusa Ana S. Angioletti disse...

É Gean, essas dúvidas são frequentes em todos os que estão se aprofundando em mídias e que se preocupam com essa interação e com o desenvolvimento dos alunos. Por onde devemos caminhar? Acredito que qto mais lemos e entendemos este processo mais facil ficará a solução. Essas tecnologias são recursos para ampliar e enriquecer nossa prática, mas nós é que executamos, não é mesmo? bjos da prof Neusa